O sistema de PDV da CAPTA é uma extensão do sistema de Gerenciamento Corporativo CAPTA– ERP, totalmente desenvolvido e integrado pela CAPTA.
Sem a necessidade de programas de terceiros, integrações ou adaptações, a frente de loja é atendida com a mesma interface e funcionalidade dos demais módulos do sistema. Conta com todas as características do sistema CAPTA, como trabalhar com imagens dos produtos e códigos de barras, características que aumentam a segurança e o controle das operações.
O módulo CAPTA-PDV está em utilização em todos os Estados do país desde a sua primeira versão em 2009, é homologado como PAF-NFCe em Santa Catarina, abolindo a utilização das impressoras fiscais de vez em todo o país. Funciona com o equipamento MFe para a utilização no Ceará, e com o equipamento CFe em São Paulo, atendendo assim de forma integral a legislação do Varejo em todos os Estados.
Possui integração com os principais meios de pagamento para transações de Crédito, Débito e PIX. Para isso pode ser utilizado o tradicional pinpad com fio e Sitef com conexão via Internet, o smart Pinpad da Adyen, sem fio e que pode funcionar com conexão pela Internet e 4G, e ainda os smart POSs da Cielo e Rede, através do APP de pagamentos desenvolvido pela Capta.
Quanto utilizados os meios de pagamento integrados ao sistema, além da segurança dos valores cobrados dos clientes, é possível a utilização do módulo de Conciliação Financeira dentro do CAPTA-ERP, que cruza as transações efetuadas no PDV com as enviadas pelas administradoras, facilitando o difícil processo de verificação dos créditos das transações eletrônicas.
Outras características do CAPTA-PDV são únicas para o mercado joalheiro, como o controle de certificados de crédito nas operações de troca, a emissão de certificados de garantia e etiquetas de troca. Os documentos fiscais assim como os certificados podem ser enviados ainda por e-mail, agilizando o processo da venda.
Formas de pagamento pouco usuais também são atendidas pelo CAPTA-PDV, desde o recebimento de cheques com controle de CMC-7, boleto bancário, e carnê para pagamentos parcelados. Para maior segurança nesses meios de pagamento o CAPTA-PDV também possui consulta de crédito integrada a órgãos de consulta como SERASA, BOA VISTA, e outros.
O importante processo de assistência técnica, com o recebimento da mercadoria dos clientes para conserto, em garantia ou não, também é controlada pelo sistema. A operação dispõe da funcionalidade de captura de fotos das peças sendo recebidas para assistência, o que dá maior segurança na recepção das peças.